O ano de 2020 foi, nas últimas décadas, um dos anos que mais gerou expectativas no ato da sua chegada. No campo da política, as expectativas eram grandes: muito foi falado e muito foi esperado. Aquilo que a população nem sequer sonhava que poderia acontecer parecia estar prestes a acontecer, renascendo como esperança.
Muitos brasileiros estavam bastante esperançosos em relação ao novo ano. Os economistas estavam apostando e festejando uma excelente taxa de crescimento. Os empresários estavam eufóricos com a menor taxa de juros. O comercio estava se preparando para uma expressiva alta no consumo. Muitas expectativas foram depositadas naquele novo ano. 2020 era o ano dos sonhos. E se nada disso acontecesse? A decepção seria muito grande. E aí, a partir de março, o Brasil se viu imerso num cenário mundial devastado por uma pandemia totalmente inesperada.
Isso mostra que as realizações materiais devem ser checadas na origem, se são legitimas ou pecaminosas. O caminho sempre será buscar ao Senhor. Ele é quem efetivamente sabe de tudo que necessitamos. Coloque seus sonhos diante do Senhor e faça a sua parte. Ele é poderoso para fazer muto mais do que pedimos ou pensamos, diz a Palavra.
Realizações materiais são importantes e podem ser resultado de bençãos do Senhor, mas muito mais importantes são as realizações espirituais. Crescer na graça e no conhecimento de Deus deveria ser a maior preocupação de todo cristão. Para que isso aconteça, e necessário que algumas mudanças aconteçam na vida. Vejamos algumas:
1. Seja um bom leitor. Leia a Bíblia diariamente. Não aceite passar um dia sequer sem a leitura da Palavra de Deus. Estatísticas têm demonstrado que pessoas que possuem o hábito da leitura bíblica têm alcançado mudanças significativas. Além da leitura da Bíblia, existe a necessidade de ler bons livros evangélicos. Todo cristão deveria sempre ter em andamento a leitura de um bom livro.
2. Seja um bom ouvinte. Tiago, em sua carta, orienta-nos a sermos prontos para ouvir e tardios para falar. Ser um bom ouvinte só traz bons resultados. A primeira qualidade do bom ouvinte é que ele ouve com interesse, e isso lhe proporciona muito crescimento em conhecimento; ele se torna uma pessoa preparada para falar.
3. Seja um praticante. Praticar aquilo que é lido na Bíblia e o que se escuta no meio da comunidade evangélica certamente fará muito bem, e você será uma bênção de Deus porque terá uma palavra ungida para ministrar na vida das pessoas.
Se você não mudar seus hábitos, o novo ano não terá nada de novo e será igual ao que passou. O meu desejo é que, neste novo ano, você seja um bom leitor, um bom ouvinte e um bom praticante do que vem aprendendo a cada dia, para que o seu ano novo seja realmente um novo ano.
Quando você muda, tudo muda.
Rev. Sílvio Ferreira