Existem alguns aspectos da vida cristã que dependem da opção do servo. Podemos citar como exemplo a posição na oração: tem quem ore ajoelhado, outros de pé, e há até quem prefira ficar assentado. Deus nos dá esta liberdade, desde que seja com reverência. Também não encontramos na Bíblia nenhuma orientação sobre a forma de se ler o seu conteúdo; tem gente que lê os livros sequencialmente, outros o fazem por assunto, e alguns leem na página que for aberta (particularmente, acho muito esquisita essa última). Deus nos dá essas liberdades, contando que tudo seja feito com o devido respeito.
Todavia, na Bíblia existem algumas coisas que são exclusivas, pois não podem acontecer de outra forma. Só serão aceitas se estiverem sendo realizadas de acordo com a Palavra. Um exemplo muito forte disso é referente à adoração. Só se deve adorar a Deus, e nada mais; qualquer outra adoração é idolatria pecaminosa, a qual é duramente rejeitada por Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento.
Na Bíblia existem muitas exclusividades. Porém, veremos apenas três aqui:
“Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Enquanto muitas pessoas estão andando por caminhos errados e pensando estar certas e outras pensam que todos os caminhos estão corretos, poucas realmente sabem que Jesus é o único caminho a ser seguido. Essa é a exclusividade do caminho: só existe esse, e os demais são todos enganosos, os quais são chamados na Bíblia de “caminhos de morte”.
“[…] porque sem mim vocês não podem fazer nada” (João 15:5). Sempre que uma pessoa obtém muito conhecimento a respeito de alguma tarefa, corre-se o risco de ser conduzido ao orgulho. Mas Jesus já nos advertiu sobre isto ao dizer que sem ele nada podemos fazer. Devemos sempre nos conscientizar de que por mais que sejamos treinados em nossas tarefas, sem Jesus tudo pode dar errado.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus […]” (Hebreus 11:6). Embora não seja correto dizer que existem crentes sem fé, podemos afirmar que existem muitos crentes que não praticam a fé, pois vivem uma vida totalmente distante de Deus. Essa postura não terá êxito em agradá-lo, pois a Palavra diz que sem fé é impossível agradar a Deus.
Amados, prestemos atenção nas exclusividades da Bíblia.
Rev. Sílvio Ferreira