Categories

Nosso Blog

Qual é a minha missão?

Se Deus me deu a visão da multidão registrada em Apocalipse 7 e ela está clara na minha mente, a minha próxima preocupação é descobrir como fazer para alcançar a visão que Deus me deu. Ou seja: o que tenho que fazer para que essa visão se torne realidade?

Um atleta sabe que tem de se disciplinar e treinar duro para alcançar a medalha olímpica. Um casal que queira um lar vencedor sabe que tem que investir na relação. Um homem de negócios, um empresário, um comerciante, todos sabem que é necessário elaborar uma estratégia e trabalhar duro para alcançar seus objetivos. Cada um terá que encarar a sua missão.

A missão é o que se deve fazer para que a visão se torne realidade. Se a visão é de uma multidão de salvos, qual é a missão?

Mateus, Marcos e o livro de Atos dos Apóstolos narram que as últimas palavras de Jesus foram de orientação missionária para a igreja alcançar a visão da multidão. Qual deve ser a nossa conclusão sobre a orientação de ir, testemunhar, pregar o evangelho, ensinar e batizar? Tudo isso deve ser feito para povoar o céu. A igreja não conseguirá realizar isso pelo método da adição. A colheita sempre será pequena. A conclusão a que chegamos é: temos que fazer discípulos, e cada discípulo feito deve se tornar um fazedor de discípulos.

Jesus disse: Vão e façam discípulos. A ordem é tão simples, não é? Como a igreja consegue complicar tanto uma ordem tão simples? Fazer discípulos é se multiplicar em outros; ou seja, treinar uma pessoa para fazer o que ela nos viu fazendo. Ao fazer um discípulo, devo animá-lo para que ele, então, passe pela mesma experiência de fazer um novo discípulo. Assim, vai acontecendo uma multiplicação.

Contudo, existe um detalhe na ordem de Jesus que passa despercebido pela maioria das pessoas. Tem uma palavra especial aí. Muitos pensam que fazer discípulos é ensinar o que Jesus ensinou, mas não é isso que está na ordem. Reparem: a ordem de Jesus é ensinar o discípulo a “obedecer” a tudo que Jesus ordenou.

Temos tentado ensinar muitas coisas à igreja. Se tivéssemos ensinado menos teologia, menos doutrina e mais obediência, talvez teríamos uma igreja muito melhor, e muito mais fiel ao Senhor. Nesse ponto, surge um fator complicador: discipulado se faz através do exemplo. Se queremos ensinar ao discípulo que é preciso obedecer ao que Jesus ordenou, ele precisa olhar para nossa vida e ver exemplo de obediência em tudo. Lembre-se que, dentre as muitas ordens de Jesus, uma muito importante foi a de oferecer a outra face.

Se queremos alcançar a visão da multidão, temos que abraçar a missão da multiplicação. E a única estratégia que Jesus nos deu para chegar a esse resultado é fazer discípulos. Portanto, a única saída é aprender como fazer e começar logo, porque temos uma grande colheita para fazer.  

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias