IGREJA PRESBITERIANA DE POÇOS DE CALDAS
ANOS 60
No início dos anos 60, um grupo de irmãos presbiterianos congregava em uma sala da Associação Comercial, na Rua Assis Figueiredo, gentilmente cedida pelo Sr.José Geraldo Parreiras. Em 11 de janeiro de 1962, a comunidade enviou representantes à cidade de Altinópolis, SP, onde estava reunido o Presbitério de Ribeirão Preto, PRPT, para solicitar apoio ao iniciante trabalho em Poços de Caldas.
O presbitério abraçou a ideia e, assim, sem passar pelo processo intermediário de congregação, foi fundada a Igreja Presbiteriana de Poços de Caldas, em 22 de abril de 1962. A par desse fato, existe uma história registrada nos livros históricos de nossa denominação que precisamos lembrar. Nela encontramos relatos sobre aqueles que podem ser considerados os pioneiros do presbiterianismo em Poços de Caldas: o Rev. Miguel Gonçalves Torres, o Sr. Antônio Cândido Barbosa e sua esposa, Dona Quota Barbosa.
O Rev. Miguel Torres foi incansável na divulgação do evangelho e na implantação de igrejas. Nascido em Portugal, em 1849, veio para o Brasil quando menino e muito jovem entregou-se ao trabalho da obra de Deus. Foi um dos seis membros fundadores da Igreja Presbiteriana de São Paulo, em 1865, e, depois da formação no Seminário do Rio de Janeiro, mesmo atingido pela tuberculose, trabalhou incansavelmente na fundação das primeiras igrejas presbiterianas do sul de Minas Gerais. (C. Soares, 150 Anos de Paixão Missionária – O presbiterianismo no Brasil, p. 108-109 e 371-392). Foi um homem de oração e de fé, destacado escritor e consagrado pastor em Caldas, MG. Membro daquela igreja, o tabelião Antônio Cândido Barbosa e sua esposa, Dona Quota Barbosa, mudaram-se para Poços de Caldas e não tardou que o Rev. Miguel Torres os visitasse. Dona Quota conheceu o evangelho depois de casada e professou sua fé em 29 de janeiro de 1891, num culto matinal celebrado pelo Rev. Miguel Torres, na casa do casal, alugada do maestro Roque, localizada na encosta do morro (O apóstolo de Caldas, p.179). Autor: Júlio Andrade Ferreira.
Em agosto de 1891, foi publicado em uma revista missionária do Brooklyn, Estados Unidos, que o Rev. Miguel Torres havia conseguido levantar uma quantia de Cr$350,00, para construir um templo na estância hidromineral, pois a descoberta das águas termais estava atraindo muita gente para o local. Entretanto, o memorável evangelista faleceu em 12 de maio de 1892, e não se tem notícia da sequência do trabalho e de outras tentativas futuras que provavelmente aconteceram. Os anos se passaram e, em 1962, Deus levantou outros homens para continuar esta história e finalmente organizar a igreja em Poços de Caldas. Como primeiro passo, foi criada a comissão de organização, formada pelo Rev. Jairo Borges Sobrinho, Presb. Bruno Pedro Orrú e Presb. Jordano Paulo da Silveira. Fundada a igreja, foi empossado o seu primeiro pastor, o missionário John Richard Hornick e, em assembleia, foram eleitos os primeiros oficiais: Joaquim R. Mendes e Sebastião Alves Moreira, como presbíteros, e Leviston Garcia e Joaquim Antônio Vieira, como diáconos.
Mas o Rev. John Hornick em breve retornaria aos Estados Unidos e, assim, em 18.07.62, foi nomeado pastor da igreja o Rev. Francisco Xavier da Cunha, que permaneceu no pastorado até 1964, auxiliado pelo seminarista Leviston Garcia Costa. No mesmo ano, em 26.08.62, foi organizada a Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF, e eleita a primeira diretoria: Presidente – Cleide Rosignoli Vilela; Vice-Presidente – Aparecida Vieira; Secretária – Ondina Alves Dias; Tesoureira: Rute Frasão de Morais. Desde a sua criação, esta Sociedade muito contribuiu com a Igreja, lutando contra as dificuldades e sempre firme na certeza de que o Senhor daria a vitória.
Aqui registramos a galeria das presidentes da SAF: Cleide Rosignoli Vilela, Ondina Brossi Cunha, esposa do Rev. Francisco, seguida das irmãs: Ondina Alves Dias, Marina Augusta Franco, Maria Edwiges Fonseca Lopes, Maria de Lourdes Paulino dos Santos, Virgínia Mesa Rojas, Cristina Basse, Cecília Bicalho Nunes, Aparecida Garibaldi Batista, Mercedes de Morais Camargo, Alva Célia Dias Freschi, Ivoneide Alves de Oliveira, Raquel Lopes Caldeira Brant, Ana Nilza Sales Ferreira, Vanice Alvice Porreca Tavares, Carmen Lúcia Perez Ferreira, Cecília Bicalho Nunes, Valterce Maria Melo Ramos de Souza , Leila Sandra Rangel, algumas delas exercendo o mandato por várias vezes. No seu segundo ano de fundação, a igreja deu os primeiros passos para a realização do projeto de ter um templo.
Com empréstimos junto aos irmãos, igrejas, e bancos, foi adquirido um terreno na Rua Taubaté, trocado por outro na Av.Sorocaba, que finalmente foi trocado pelo terreno da Rua Tabatinga. Em 07.02.65, assumiu o pastorado da Igreja o Rev. Rubens de Almeida, nomeado pelo Presbitério de São João da Boa Vista – PRSJ, com assistência no primeiro e terceiro domingos, contando com a ajuda de irmãos da Igreja de São João da Boa Vista e do Conselho local. As reuniões passaram a ser realizadas em um salão alugado na Rua Marechal Deodoro, 950, onde permaneceram de maio de 65 a outubro de 69.
Três anos depois, em 03.03.68, o Rev. José Rodrigues Cordeiro, nomeado pelo Presbitério, assumiu a liderança da igreja.Pouco tempo depois, em 19.01.69, o Rev. Bruno Pedro Orrú foi nomeado pelo Presbitério e assumiu o pastorado da Igreja. Neste período iniciou-se a construção do templo. As novas instalações passaram a ser utilizadas em 15.10.69, antes mesmo de se concluir a obra. Assim, a igreja passou a economizar parte dos seus recursos, o que lhe permitiu aumentar o investimento em outras necessidades.
ANOS 70
Na última reunião do Conselho, ata nº 66, em 12.12.71, o Rev. Bruno comunica que pretendia deixar o pastorado da Igreja no ano seguinte, mesmo contra a vontade do Conselho e da Igreja, pois entendia que era hora de vir um novo pastor. Este período foi marcado por tempos difíceis. Como o templo estava inacabado e o terreno não era cercado, vândalos invadiam as instalações, quebravam vidros. Mas o povo não desanimou e nem deixou a obra parar. Em 16.01.72, assumiu o pastorado da Igreja o Rev. José Lima, tendo permanecido até o final do ano. Em 21.01.73, o Rev. Gerson Pereira, foi nomeado pastor da igreja pelo PRSJ, e com ele vieram momentos ainda mais difíceis. Conforme consta das atas 78 e 79 do volume 2, houve uma cisão na igreja, quando um grupo de irmãos acompanharam o pastor em sua saída. Mas, com a graça de Deus, um remanescente fiel permaneceu e não deixou a obra parar.
Assumiu o pastorado em 05.08.73, por indicação do PRSJ, o Rev. Cordeiro, para completar o ano eclesiástico. Em 24.03.74 assumiu o pastorado da Igreja o Rev. Eldman Francklin Eler, sendo auxiliado pelo Rev. Bruno e pelo Seminarista Josué Madruga. Em 26.01.75, o Rev. Bruno voltou a pastorear a igreja, mas se licenciou em outubro de 1976 e foi substituído pelo Rev. Eldman, que permaneceu até o final do ano eclesiástico. Em 22.01.77, assumiu o pastorado da igreja o Rev. Josué Madruga, contando com a ajuda do Presb. Juarez Rabelo de Andrade que dava assistência nos quartos domingos de cada mês. Em dezembro de 1977, o Rev. Josué Madruga comunicou ao Conselho que não pretendia continuar no pastorado da igreja no ano seguinte, mas estimulou os fieis a se esforçarem na busca de um pastor residente.
Até aquela data, com exceção do primeiro pastor, o Rev. Francisco Xavier da Cunha, todos os pastores residiam fora. Com um pastor residente, a igreja teria assistência muito melhor, poderia se fortalecer e crescer. O Conselho, no entanto, recebeu a proposta com receio, devido aos encargos e à
baixa arrecadação. Mas, como a igreja corria o risco de se tornar congregação, e o Presbitério se comprometeu complementar a receita se fosse necessário, o Conselho resolveu assumir um pastor residente. Estando presente nessa reunião, o Rev. Luiz Krebsky, pastor da Igreja de Campo Belo, Presbitério Oeste de Minas, e tendo ele demonstrado interesse em vir para este campo, ficou delineada a possibilidade de sua vinda. Acertadas as formalidades, em 15.01.78, assumiu o pastorado da igreja como
pastor residente, o Rev. Luiz Krebsky, permanecendo por dois anos no ofício.
ANOS 80 e 90
Nas décadas seguintes, continuaram os desafios. Em 13.01.80, assumiu o pastorado da Igreja o Rev. Aníbal Luiz Freschi. Ele continuaria residindo em Cabo Verde e daria assistência no 2º e 4º domingos do mês e, pelo menos, duas quintas-feiras imediatas aos domingos assistidos. Em 24.01.82, o pastorado da igreja foi assumido pelo Rev. Abel Ignácio Ramos, que permaneceu até o meio do ano. Em 03.07.82, o Rev. Aníbal retomou a liderança e permaneceu até 1988. Em 15.01.89, assumiu o pastorado o Rev. José Valdir Soares de Oliveira. Como pastor auxiliar, a partir de fevereiro de 1991, foi nomeado o Rev. Sílvio Ferreira, que terminara o curso teológico no Seminário Palavra da Vida, tendo sido licenciado pelo PRSJ em dezembro de 1989 e ordenado em dezembro de 1990; ele já exercia o seu ministério na Congregação do Parque das Nações, como evangelista.
Em 30.01.93, assumiu o pastorado da Igreja o Rev. Manoel Jorge Pereira Júnior, permanecendo até o final do ano de 94. Em 01.01.95, o Rev. Sílvio Ferreira assumiu o pastorado da Igreja, contando com o auxílio do Seminarista Jocelino dos Santos. Nesse ano, o Rev. Sílvio dedicava-se também à liderança da Congregação Presbiterial do Parque das Nações. No ano seguinte, a Congregação contratou o Sem. Juscelino Marques de Souza e, com isso, o Rev. Sílvio passou a dedicar-lhe apenas o 3º domingo, sobrando, assim, mais tempo para a Igreja. Neste período, novas instalações foram construídas, foi realizada uma reforma geral nas instalações e adquirido equipamentos de som de boa qualidade. No final do ano de 1996, o Senhor abençoou poderosamente a Igreja, e ela começou a experimentar um crescimento mais intenso e um maior envolvimento dos seus membros, sendo necessário duplicar o número de assentos.
Em abril de 1997, a IPPC concedeu o primeiro título de Presbítero Emérito, oferecido ao Presbítero Jayme Generoso Policarpo, em homenagem ao seu intenso trabalho prestado à esta Igreja. Com muita alegria, a assembleia geral aprovou, em 26 de abril de 1998, a compra de uma Van, modelo besta, super luxo, ano de fabricação 1995. Em 04.07.99 a festa foi muito maior. A Igreja comprou um sítio de 15,4 hectares,
com algumas benfeitorias, localizado a 12,5 Km da Igreja, que foi sendo adaptado para acampamentos. A partir de 1998, a Igreja passou a contar com a contribuição do Seminarista Joel Ramos de Farias, aluno do Seminário JMC, o qual deu preciosa ajuda, principalmente no trabalho da mocidade da Igreja. Em 17.09.99, a Igreja realizou seu primeiro seminário de Planejamento Estratégico, tendo por facilitador, devidamente credenciado pela IPB, o próprio pastor da Igreja. Em 21.11.99, o Rev. Sílvio Ferreira foi eleito pastor efetivo para o quinquênio 2000/2004.
ANOS 2000
O ano de 2000 foi um bom ano na vida da Igreja. Houve um grande crescimento, numérico e espiritual. Uma liderança forte levantou-se no grupo e passou a atuar na Igreja, no Presbitério e no Sínodo. Nesse ano, o Pastor assumiu a presidência do Sínodo e do Presbitério, e o Presb. Sílvio Ferreira Júnior foi tesoureiro do Presbitério. Na Federação da SAF, a irmã Raquel Lopes Caldeira Brant foi nomeada presidente, a irmã Maria Edwiges Fonseca Lopes, secretária de espiritualidade, e a irmã Maria de Lourdes Paulino dos Santos, tesoureira, função que já assumira há muitos anos. Na Federação e Confederação de UPH, o Presb. Carlos Reis Caldas e o Diác. João Generoso Resende Luz. Na Federação e Confederação de UMP, o Presb. Sílvio Ferreira Júnior assumiu como Secretário Presbiterial e Sinodal, o jovem Fernando Franco de Freitas, como presidente da Federação e Confederação, as jovens Danielle Lemes de Freitas, Juliana Dias Russano e Raquel Franco de Freitas, em secretarias Sinodais e Presbiteriais.
E na Federação da UPA, a adolescente Caroline Lopes Cioffi, assumiu como presidente. Em agosto de 2000, no aniversário da SAF, a irmã Ondina Alves Dias, recebeu o título de sócia emérita, no culto de ação de graças pelo 38o aniversário, tendo como pregadora a irmã Cecília Accorci de Oliveira Lima, Vice-Presidente da região sudeste da Confederação Nacional. Em janeiro de 2001 a Igreja, contratou a Evangelista Cláudia Maria Tófolo Lopes Ferreira para assumir o Departamento Infantil em tempo integral, a qual permaneceu até dezembro de 2002. Em abril de 2001 comemoramos o 39o aniversário da Igreja, tendo como pregador oficial o Rev. Waterson José Ferreira, pastor da IP de São José do Rio Preto, SP. Na ocasião, o referido pastor, que também é cantor evangélico, fez o lançamento de seu 2o “CD”. Em Setembro de 2001, com uma animada festa, inauguramos a quadra esportiva no Sítio Esperança. Em 15.09.2001, implantamos a Congregação de Andradas, MG, utilizando um galpão alugado na Rua João Cassimiro, 637, Jd. Júpiter, já com todos os trabalhos normais. Mais tarde assumiu a liderança do trabalho, a missionária Sônia Maria Coelho, ibelina com grande experiência no campo evangelístico. Estamos certos de que com a graça de Deus logo teremos em Andradas a 1a Igreja Presbiteriana do Brasil, para juntamente com as outras Igrejas evangélicas da cidade ganhar almas para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem servimos.
Em 22.09.2001, no dia da Primavera, implantamos a Congregação dos Jardins, localizada no Jd. Amarylis, à Rua João Ferreira Gonçalves, 105, em uma condição notável, pois já estávamos com templo pronto, bancos apropriados e até aparelhagem de som, tudo gentilmente doado por um irmão com visão missionária. Assumiu a liderança desta Congregação a missionária Cláudia, que ainda continuou à frente do Departamento Infantil, pois o programa na Congregação seria implantado paulatinamente. Em fevereiro de 2002, em parceria com a 1a IP de Taguatinga, DF, iniciamos um projeto de missão no pequeno povoado Lagoa do Mato, nossa Samaria, próximo à cidade de Caracol, no estado do Piauí. Nossa igreja enviou a missionária Lídia Corrêa, e a IP de Taguatinga a missionária Valdene, para alavancar a obra de evangelização, mais tarde a missionária Lídia voltou para a área de linguística junto a Missão ALEM e a IP de Taguatinga deu sequencia ao trabalho. O projeto surgiu de um intercâmbio da mocidade de nossas igrejas, quando ficamos conhecendo o Projeto Missionário “Jesus Expressão de Amor”, liderado pelo irmão Carlinhos e sua família. Em 31.03.02, a assembleia da Igreja aprovou a compra de um terreno no Jardim Kennedy II, onde já tínhamos um templo, que nos havia sido doado pelo mesmo irmão que doou o templo da Congregação dos Jardins, para implantação de um trabalho social junto com o evangelístico. Em abril de 2002 comemoramos o 40o aniversário da Igreja com o tema “40 anos em quatro”, e assim tivemos quatro cultos especiais. No primeiro, pregou o pastor da Igreja Rev. Sílvio.
No segundo culto, tivemos a preleção do Rev. Adão Carlos do Nascimento, um dos pastores da IP Central de Campinas, SP, e diretor do Seminário Presbiteriano do Sul. No terceiro culto, pregou o Rev. Joel Ramos de Farias, ex-seminarista desta Igreja e na época pastor da IP de Ipuiuna, MG. No último culto, trouxe-nos a palavra o Rev. Jocelino dos Santos, pastor da 3a IP de Uberlândia, MG, que também nos auxiliou como seminarista no ano de 1995, deixando muita saudade. Em 23 de novembro de 2002, implantamos a Congregação do Jardim Kennedy, onde trabalhou o obreiro leigo, irmão Pedro Paulo com sua família, até dezembro de 2004. Em 26 e 27 de abril de 2003 comemoramos o 41o aniversário com uma festa maravilhosa. Estavam presentes, como convidados especiais o Rev. Natanael Almeida Leitão, pastor presbiteriano jubilado, residente em Campinas, SP, que pregou nas três celebrações, e o Quarteto Âncora, da IP de Governador Valadares, que muito abençoou a Igreja com seus lindos hinos. A Igreja tem dado ênfase em missões. Além dos três missionários em nossa região, enviamos para São Raimundo Nonato, PI, a missionária Vanessa Russano, e para o Maranhão, a missionária Lídia Corrêa, que esteve trabalhando na tradução da Bíblia junto à missão ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária). A atenção para o trabalho missionário aumentou bastante depois da vinda do Rev. Clói Marques, da cidade de Goiânia, que foi o preletor da 2a Conferência Missionária, nos dias 06 a 08 de dezembro de 2002.
Em 25 de Abril de 2004 comemoramos o 42o aniversário da Igreja, com trabalho especial na Escola Dominical e no Culto Vespertino. O pregador oficial foi o Rev. Orlando Braidotti, pastor de uma das Igrejas Presbiterianas Independente de Machado, MG, e muito conhecido em nossa região. O ano de 2004 foi muito abençoado para a igreja. Houve crescimento com batismo e profissão de fé e também recebemos vários irmãos por transferência de outras cidades. As Congregações também caminharam bem. Em Andradas esteve liderando o irmão Reginaldo Rabelo de Oliveira, irmão que se sentiu chamado para o ministério e fez o curso de obreiro (CPO) em Patrocínio, MG. A missionária Vanessa retornou do Piauí e contribuiu muito com a Congregação dos Jardins, e, no Kennedy, contamos com o Missionário Pedro Paulo. Com a graça de Deus o reino de Deus está se estendendo através de nossas comunidades. Em 07 e 08 de fevereiro tivemos a 3a Conferência Missionária, com ênfase em “Missões Urbanas”. Esteve presente o Irmão Pedro do Borel, missionário da JOCUM – Jovens Com Uma Missão. Depois de muita oração, conseguimos concluir a compra do terreno ao lado do templo. Este projeto foi motivo de orações por muitos anos, e Deus nos deu a vitória. Metade do valor foi pago pela tesouraria da Igreja, e a outra metade, com ofertas de irmãos, que contribuíram generosamente.
A Igreja tem mostrado uma preocupação muito grande com a área social, e Deus tem tocado o coração dos irmãos, direcionando-os à ação. Em uma reunião do Conselho, da qual também participou a Junta Diaconal, foi aprovada a construção de um edifício de uso múltiplo, para atuação social na Congregação do Kennedy. Foi autorizada a elaboração do projeto, definindo-se que a construção seria viabilizada com ofertas voluntárias dos irmãos e outros recursos possíveis. Neste ano, a IPPC fez uma mudança no seu modo operacional, com a opção pela Igreja com Células. Este modelo procura valorizar bastante os membros, abrindo-lhes espaços para que cada um descubra seu dom e desenvolva seu ministério, pois este é o slogan: “Cada casa uma Igreja e cada crente um ministro”. Em 24 de abril de 2005 comemoramos o 43o aniversário da nossa amada igreja. O pregador oficial foi o Rev. Cilas Fiuza Gavioli, que ministrou na Escola Dominical, juntamente com sua esposa Raquel, assistente social, e pregou no culto vespertino, trazendo a mensagem “O drama de Rute”. O referido ministro é pastor da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém em Campinas, onde desenvolve um trabalho evangelístico e social de grande abrangência.
Em 2005 a igreja continuou firme em sua luta. Recebemos novos membros por batismo, profissão de fé e por transferência. As Congregações também tiveram suas batalhas. Os obreiros lutaram contra todas as adversidades, sempre crendo que Deus tem bênçãos maravilhosas para nossos núcleos. O Rev. Sílvio foi reeleito para o quinquênio 2005/2009, iniciando um período de mais cinco anos à frente da igreja, tendo como pastor auxiliar, o Rev. Alex Augusto da Silva, filho da casa, ordenado ao Sagrado ministério no dia 13 de fevereiro de 2005. O projeto de construção do novo templo e ampliação de suas dependências foi praticamente concluído. O irmão Paulo Vasques, arquiteto, fez o projeto arquitetônico e foi escolhido como responsável pela obra, e o Pastor Alex, engenheiro civil, foi responsável pelo cálculo estrutural. Foi elaborado um cronograma para o andamento da primeira etapa, com muita ousadia, mas sempre acreditando que Deus nos daria a vitória. Iniciaram-se as obras de preparação do terreno e construção do muro de arrimo, que caminharam dentro do previsto. O Boletim Especial de 44 anos deveria ter saído no ano de 2006, mas por uma questão de tempo não conseguimos fazê-lo. Pensávamos em lançá-lo em alguma outra data especial, mas isto acabou não acontecendo.
Em 2007 o Conselho aprovou as comemorações do aniversário da igreja para os dias 14 e 15 de abril, antecipando-as em uma semana, para que pudéssemos contar com a presença do Pr. José Bernardo, escritor e conferencista, fundador da AMME Evangelizar. E, assim, a IP de Poços foi abençoada com uma palavra instigante sobre o ministério de evangelização e com um proveitoso treinamento de evangelismo dado por uma equipe do consagrado pastor. Neste ano, o Rev. Alex casou-se com a Carol e, cedido pelo presbitério, passou a pastorear uma Comunidade Congregacional em Campinas. Ao mesmo tempo,
recebemos o Rev. Joel Ramos de Farias como pastor auxiliar, com a responsabilidade de ajudar no trabalho com a juventude, cuidar da Congregação dos Jardins e coordenar as atividades de acampamentos da igreja. A construção das dependências do templo esteve em pleno desenvolvimento em 2007. As despesas eram enormes para as nossas forças, mas numa experiência abençoada, quanto mais precisávamos mais Deus nos enviava os recursos. No final de 2006 entregamos uma nova sala para uso da escola dominical, outra sala já estava em fase de acabamento e o salão social parcialmente pronto para ser utilizado em nossas confraternizações.
Neste ano deveríamos ter feito a demolição do templo, mas o Conselho optou por reformar as instalações da Congregação dos Jardins, para melhor atender aquela comunidade. No Sítio foi construída uma nova cozinha, dois conjuntos de banheiros e, aproveitando a laje, foram construídos três quartos para acomodar preletores e líderes de acampamentos. Também foi aprovada a construção de mais um alojamento para sessenta pessoas. O Sítio Esperança tem recebido melhorias a cada ano e alguns acampamentos já se estabeleceram definitivamente com suas datas. No Carnaval acontece o acampamento Recrutas para as crianças. No dia primeiro de maio o encontro da família. No feriado de Corpus Christi acontece o acampamento renúncia para adolescentes e no ultimo trimestre do ano é realizado uma acampamento para jovens, chama do Resgate. A igreja caminhou bem em 2007, recebemos novos membros, a visão de Células foi se instalando na comunidade. A igreja tem mostrado um grande potencial na área musical, novos talentos têm surgido e vários grupos de louvor atuam na igreja. O coral que aparece em ocasiões especiais é de alto padrão, e as cantatas que produz são tão lindas que ficamos torcendo para não acabar a apresentação.
Destacamos aqui o esforço de seu regente. Nossas orações são constantes pelas bênçãos de Deus para que esse trabalho permaneça por todo o ano. Fechamos 2007 com 294 membros no rol geral, e 253 alunos na escola dominical. O departamento infantil sempre recebe uma boa atenção; queremos fazer o mesmo com os demais departamentos. A missionária Lidinha continuou envolvida na tradução da Bíblia para os índios Tembé, só que por motivos de saúde ela esteve residindo em Poços e trabalhando da mesma forma através da internet. Estamos em oração, trabalhando na criação de alguns ministérios, para envolver os interessados na área de evangelização, através da dança, ministério já existente, dramatização, distribuição de folhetos elaborados para o público jovem. Em 2008, no mês de abril, comemoramos o aniversário da igreja com muita alegria, tendo como pregador o Rev. Luiz Henrique Fernandes Vieira, pastor da IP de Monte Santo de Minas, Presbitério do Vale do Rio Grande.
Neste ano o Rev. Sílvio participou do 2º CAL, “Chamado para acordar o leigo,” realizado na cidade de Bragança Paulista. Este congresso foi coordenado pelo Rev. Young G. Ko, pastor da IP Água Viva, São Paulo. O curso capacitou o pastor da igreja para implantar o Treinamento Por Discipulado (TPD) aos membros da igreja, treinamento este que foi devidamente aprovado pelo Conselho e registrado em ata. No aspecto físico da igreja, registra-se uma significativa ampliação das instalações da Congregação do Kennedy e dos Jardins. No Kennedy foram construídos quatro amplas salas de aulas, dois banheiros e uma espaçosa cozinha, com laje já preparada para receber um segundo piso futuramente. Já na Congregação dos Jardins, que não possuía condições de crescer horizontalmente, a solução foi criar o
segundo piso, ganhando assim um salão social, três salas de aulas, um escritório pastoral, uma cozinha e quatro banheiros, sendo dois no térreo e dois no segundo piso.
Ainda nesta área, foram construídos no Sítio Esperança dois alojamentos com capacidade para 30 pessoas cada um, colocação de piso no salão social e construção da cozinha definitiva, anexa ao salão social da igreja. Em 2009, o mês de abril foi de abençoadas programações. A celebração da Páscoa foi muito participativa, e a comemoração do 47º aniversário, inesquecível. O pregador oficial foi o Rev. Ko, pastor da IP Água Viva em São Paulo e coordenador nacional do CAL no Brasil, que com muita simpatia conquistou o coração da igreja. O primeiro TPD, turma Ananias, teve inicio em agosto de 2008 e término em abril de 2009, mês que teve início o segundo grupo, chamado Barnabé, com previsão de encerramento pra novembro de 2009. No culto do dia 19 de abril foi a formatura da primeira turma de discipulado, turma Ananias. Com muita alegria, quatorze irmãos receberam o certificado de conclusão do Discipulado Básico: Ana Nilza Sales Ferreira, Fábio Machado Corrêa, Guilherme de Paiva Posso, Cristina Franco Martins Posso, Leila Sandra Rangel, Mário Benedito de Alcântara, Ivan de Souza Pena, Daniela Paschoal Linhares Pena, César Leite, Jacques Generoso de Lima, Pr. Joel Ramos de Farias, Eliane Resende do Lago, Maria de Lourdes Paulino dos Santos, Odair Gallego Sanches.
Em relação à construção do novo templo, estamos esperando a aprovação final do projeto, o que parece estar nos “finalmentes”. Havia muitas pendências para solucionar, mas a ajuda por parte de profissionais da igreja tem sido de grande valia. As congregações tiveram um bom ano. A Congregação do Jardim Kennedy está indo muito bem sob a liderança do obreiro Pb. Pedro Nogueira e família, irmãos valiosos que se esforçam sobremaneira em prol daquela comunidade. A Congregação de Andradas continua sob a liderança do Rev. Hamilton e família e vai caminhando em vitórias, já é tempo de começar a pensar na compra de um terreno para construir o templo, pois até o momento estamos em um local alugado. A Congregação dos Jardins está muito alegre com o seu novo templo. Confortável, simples e bonito, a reforma foi realmente eficaz. Faltam ainda alguns detalhes externos, mas logo tudo estará concluído. O Rev. Joel tem se esforçado muito, sua esposa tem lhe apoiado bastante, os membros estão animados e se Deus quiser logo teremos ali uma igreja autônoma. A sede continua caminhando, muitas são as lutas, mas também muitas são as vitórias. Para Glória de Deus novos membros foram recebidos, a família presbiteriana continua crescendo, e crescendo em amor. Vemos cumprir em nosso meio a profecia de Sofonias: “Mas deixarei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia no nome do Senhor.” Este povo que serve ao Senhor e se reúne a Rua Tabatinga, 60, tem se dado ao Senhor e tem sido motivo de muita alegria.
No dia 13/09/2009 tivemos nossas últimas atividades no templo antigo, encerrando com um culto especial. Durante o culto, os membros da igreja que estiveram na inauguração do templo antigo foram convidados à frente para assistirem a um vídeo com imagens da obra e da inauguração em 1969. A pregação foi abençoada e desafiadora, tendo o Rev. Sílvio Ferreira falado sobre a passagem em que Deus diz a Abraão que olhe para os céus e conte as estrelas, desafiando a igreja a olhar para o céu e contar as estrelas, porque muitas serão bênçãos derramadas sobre a IPPC. No dia seguinte, 14/09/2009, iniciaram-se os trabalhos de demolição e em sequência o desaterro do terreno. Durante toda a obra vimos as mãos do Senhor nos conduzindo, e muitas foram as vezes em que pudemos testemunhar disso, como durante a introdução das estacas de sustento, quando se verificou que as vigas passaram entre rochas do terreno.
2010 a 2015
No dia 04 de abril de 2010 o salão social foi totalmente liberado, e ganhamos bastante espaço para os cultos, que aconteciam numa parte dele. Assim melhoramos o local da nossa comunidade e a cozinha passou a funcionar em sua totalidade. Na primeira semana de junho foi completamente instalado o telhado do novo templo, e fechamos a compra de 300 poltronas para o templo. Em julho o Conselho lançou a campanha para pagamento das poltronas, para que cada irmão pudesse contribuir doando o pagamento de uma. Tivemos já no dia 19/09/2010, no templo em construção, como comemoração pelo dia da Escola Dominical, um café da manhã comunitário, organizado pela SAF e servido pelos adolescentes.
Ficamos maravilhados com o espaço que o Senhor estava preparando para nós e com o excepcional andamento das obras. Foi uma linda manhã, registrada com uma fotografia de toda igreja em cima na plataforma. No dia 25 de novembro de 2010, por ocasião do culto de ação de graças, subimos ao novo templo e vimos toda a parte de iluminação pronta; foi mais um motivo especial para louvarmos ao Senhor. Outra comemoração especial ocorreu no dia 12 de dezembro, quando recebemos a Sociedade Bíblica do Brasil, com a presença do Rev. Paulo Teixeira, que trouxe a palavra na Escola Dominical. Nesse dia, fizemos mais uma foto de toda a igreja na frente do novo templo edm construção.
2011
No dia 02/01/2011 tivemos nosso momento especial de consagração do templo. Após o culto subimos e ali celebramos a Santa Ceia. Experimentamos um momento especial de comunhão entre os irmãos, gratidão a Deus e consagração do local que o Senhor nos deu. O dia 07/01/2011 foi marcado por muito trabalho, com a finalização do som, chegada das poltronas, instalações e limpeza. Tudo tinha que estar pronto para a primeira cerimônia que ocorreria no novo templo: um casamento marcado para o dia
08/01/2011. Quando viram os resultados, os noivos se emocionaram com a beleza do local e testemunharam o cuidado de Deus com as suas vidas. Os últimos dias de janeiro de 2011 não foram diferentes. Foram acertados muitos detalhes de som, projeção, limpeza, recepção, convites, dentre outros, para que em 05/02/2011 pudéssemos ter um lindo e abençoado culto de inauguração.
O culto foi dirigido pelo Rev. Sílvio Ferreira, e recebemos aproximadamente 450 pessoas, entre elas a orquestra da Igreja Assembleia de Deus, mais de 30 pastores da cidade e região e a ilustre presença do Rev. Juarez Marcondes Filho, vice-presidente do Supremo Concílio, que trouxe a palavra naquela noite. Após o culto, o Rev. Sílvio, cedeu a palavra aos pastores e autoridades locais, e todos parabenizaram e abençoaram a igreja. Em seguida os convidados se dirigiram ao salão de festas, onde uma deliciosa festa havia sido preparada.
Estas foram às palavras que o Rev. Sílvio Ferreira, pastor da igreja, Secretário executivo do Presbitério de São João da Boa Vista e Presidente do Sínodo Mojiana, deixou à comunidade e convidados, no vídeo da inauguração: “Como bom ministro presbiteriano, quero dividir meu depoimento sobre a construção em 3 pontos: 1º) Lutas: nos relacionamentos, junto aos fornecedores e em alguns conflitos no andar da obra, que necessitam da sabedoria dada por Deus para serem administrados. 2º) Edificação: porque Deus provê companheiros para caminharem juntos, pessoas especiais que Deus nos dá para abençoar a obra e dividir o trabalho. 3º) Surpresa: por poder ver o mover de Deus em cada situação. Frente ao problema, buscava ao Senhor nas minhas madrugadas de oração, e Ele dava a orientação correta de cada detalhe. Aproveito ainda para deixar um recado aos meus colegas pastores. Construção de templo é assim: “Começa sem dinheiro e termina sem dívida”.
Nós terminamos nossa construção sem dívida e já estamos com um caixinha para continuar a obra de Deus. Cumprimos mais uma etapa na obra de Deus, porém sabemos que a caminhada continua e agora é hora de arregaçar as mangas em evangelismo e missões. Portanto, caminhemos no temor de Deus, confiados no seu poder em busca dos escolhidos que ainda caminham para a matança. Em julho de 2011 realizamos nossa primeira viagem missionária, aproximadamente 35 irmãos enfrentaram 2500 km de ônibus até São José do Belmonte/PE onde prestaram assistência espiritual e evangelismo, serviços sociais, saúde e cursos de artesanato. Além de doações de roupas e sapatos, alimentos e instrumentos musicais. E encerramos o ano com a formatura de mais uma Turma de Treinamento do Discipulado o TPD Davi.
2012
O ano de 2012 foi o ano do Jubileu da IPPC. A Igreja se esforçou em comemorar com “Um ano de celebração por 50 anos de bênçãos”. Em todos os meses tivemos programações especiais com pregadores convidados: 15/01 – Rev Sílvio Ferreira – Pastor da IPPC 25/02 – Rev Joel Ramos de Farias – Ex seminarista e pastor da IPPC e então Presidente do PRSJ 17 e 18/03 – Rev Carlos Eduardo Aranha Neto – Secretário Nacional da UPA 22/04 – Rev Edson Fernandes – Pastor da IP Jacareí 27/05 – Psicóloga Familiar Adriana Guimarães Rosa – IP Goiânia 16 e 17/06 – Rev José Roberto – Secretário Nacional da UCP e a irmã Edacy – IP Tatuí 14 e 15/07 – Rev Neto – IP São José do Belmonte 26/08 – Rev João Dilson – Presidente do Sínodo Mogiana Nesse dia comemoramos também os 50 anos da SAF da IPPC 22 e 23/09 – Pr Carlos Queiroz – membro da Diaconia (Organização Social sem fins lucrativos de inspiração cristã) falou sobre Missão Integral. 06/10 – Sediou o Encontro Sinodal de UPAs e UMPs e recebeu – Rev Marcelo Gualberto, Presidente Nacional de Umps Anderson, e o secretário da UMP São Paulo Thiago 27 e 28/10 – Rev Marcos Severo – Presidente da Missão Rumo ao Sertão, da qual somos parceiro financeiro.
10 e 11/11 – Rev Moisés – IP Passos 09/12 – Rev Fernando Antonio da Costa – Pastor na Congregação do Kennedy Ainda em 2012 a SAF lançou o Projeto ANA – Mães que oram, incentivando a reunião das mulheres em intercessão por seus filhos. Em Julho de 2012 tivemos o retorno da EBF – Escola Bíblica de férias organizada pela secretaria da Igreja, recebemos em média 80 crianças por dia com o tema: A Máquina do Tempo. Porém foi um ano de lutas também em janeiro desse ano o presbítero evangelista que cuidava da Congregação do Kennedy entregou as chaves daquele local. Registrou-se também baixa de 80% dos membros daquela comunidade que acompanharam a liderança na abertura de um trabalho Batista, em um galpão alugado na mesma rua da Congregação. O conselho trouxe o Rev Fernando Antônio da Costa para dar continuidade naquele trabalho, porém não obtendo êxito em dezembro resolveu fechar a Congregação e ceder como empréstimo o local para uma entidade filantrópica.
2013
Em 03 de fevereiro de 2013 foi aprovada em assembleia extraordinária a compra da nova Van, marca Kia ano de fabricação 2005. No dia 10 de março de 2013 a IPPC entregou ao PRSJ mais uma igreja organizada, pois neste dia a Congregação Presbiteriana dos Jardins foi organizada como Igreja Presbiteriana dos Jardins. No culto do dia 21 de abril de 2013, devidamente aprovado pelo conselho, foi implantado o ministério de pastoreio compartilhado, em que cada presbítero será responsável pelo pastoreio de um grupo de famílias, como pastores regentes e o pastor titular será responsável pelo apoio aos presbíteros no pastoreio das famílias, pastoreio das famílias dos presbíteros e pelo ensino na igreja. Ainda em abril para as comemorações dos 51 anos de IPPC recebemos o Pr. Renato Vargens, conferencista internacional, presidente da Igreja reformada Aliança de Niterói.
No dia 01/05 no Dia da Família IPPC tivemos a alegria de inaugurar o Auditório Jayme Policarpio Generoso no Sítio Esperança, local para realizações de cultos que comporta aproximadamente 400 pessoas, com palco, sala de reuniões, dois banheiros espaçosos com estrutura para camarim, e um espaço para arquivo. Mais um ano a igreja se mobilizou em parceria com a Missão Portas Abertas no DIP – Domingo da Igreja Perseguida que aconteceu em 28/05 com uma palavra sobre a
Igreja e recolhimento de ofertas. Em Julho aconteceu mais uma Escola Bíblica de Férias com ênfase evangelística com o tema: Acende a Luz, e recebeu muitas crianças não cristãs. No dia 21/09 a IPPC cedeu o espaço para Igreja Presbiteriana dos Jardins que organizou o curso: O Evangelho em suas mãos.
Nos dias 19 e 20 de outubro tivemos a Conferência Missionária e recebemos o Pr Mário Freitas, presidente da MAIS – Missão de Apoio à Igreja Sofredora. Ele trouxe uma palavra abençoadora de despertamento missionário e a IPPC ofertou ajudando na formação de uma casa de recepção dos Sírios refugiados no Brasil. Em novembro a IPPC organizou cultos especiais aos casais da Igreja e transmitiu a série de palestras: UFC Família, do Ver da Igreja Presbiteriana Chácara Primavera. E para alegria da comunidade no dia 30 de novembro o evangelista Luiz Fellipe Godim concluiu seus 3 anos de estudos no IBEL – Instituto Bíblico Eduardo Lane.
2014
Em 21/01/2014 a IPPC aprovou um projeto de melhoria na estrutural na EBD, a partir de visitas a outros modelos e do estudo das idades dos alunos da EBD. Em 11/02/14 foi implantado o ministério de PGs – Pequenos Grupos, cada um com seu líder, e cada três PGs ficou sobre supervisão de um presbítero para pastoreá-los. O aniversário da IPPC foi comemorado no dia 28/04 quando recebemos o Rev Algernon Paiva Filho, pastor da Igreja Presbiteriana de Ipuiuna. O dia 1º de maio desse ano também foi muito especial, do 19º Encontro da Família IPPC e foi inaugurado a Varanda Ondina Alves Dias, homenagem previamente aprovada pelo conselho dando o seu nome à varanda do auditório no Sítio Esperança. Para realização do DIP – Domingo da Igreja Perseguida, a IPPC organizou um culto onde cada pessoa levou uma bandeirinha de um páis perseguido, com os dados sobre ele para que estivesse orando durante todo ano.
E em parceria com a Missões Portas Abertas enviamos mais uma oferta aos irmãos perseguidos. No mês de julho realizamos mais uma EBF com o tema: João e Maria, que levou a mensagem cristã de relacionamentos e família às crianças da IPPC e muitas outras não cristãs. A Conferência Missionária de 2014 recebeu o Pb José Rocha Junior, médico que trabalha como médico da família em Dakar – Senegal. Como muito amor e respeito por aquele povo o Pb Junior trouxe uma mensagem sobre a importância do trabalho profissional aliado a missões àqueles povos, além de apresentar o projeto já em andamento da construção de um hospital naquela área. Nesse mês recolhemos e enviamos uma oferta ao Pb Junior e seu ministério e outra para construção do hospital.
2015
Em 2015 continuamos na proposta de melhorias no ensino da IPPC. Em janeiro a IPPC recebeu como pastor auxiliar o Rev Alex Augusto da Silva que assumiu o trabalho com a juventude da igreja. Fevereiro foi o mês de despertar a IPPC para o acolhimento. Ministramos um curso com o intuito de despertar cada membro a fazer sua parte nesse importante trabalho e cuidar de pequenos detalhes que fazem muita diferença. Em abril a IPPC adquiriu um automóvel que pretende substituir a Van Azul que está
a venda. O ano de 2015 também é um ano de muito trabalho para o avanço do reino. Além das programações fixas como a semana da Páscoa, Aniversário da IPPC, DIP, Conferência Missionária, Dia da Escola Bíblica Dominical, Dia Mundial de Ações de Graças, muitas outras coisas estão programadas visando o avanço do Reino em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil e até aos confins da terra.
E toda a comunidade deve se esforçar para continuar escrevendo essa história do corpo de Cristo em nossos dias. Soli Deo Glória.
Naquele dia, você dirá: “Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Com alegria, vocês tirarão água das fontes da salvação.” Naquele dia, vocês dirão: “Deem graças ao Senhor, invoquem o seu nome; tornem conhecidos entre os povos os seus feitos, anunciem que é excelso o seu nome. Cantem louvores ao Senhor, porque ele fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exultem e gritem de alegria, ó moradores de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de vocês.” Isaías 12:1-6