Categories

Nosso Blog

Aquietem-se

A preocupação é boa e ajuda nas organizações e nas providências que precisam ser tomadas. Contudo, deixar que a preocupação se transforme em perturbação é abrir espaço para o desconforto e para o sofrimento. Estar preocupado com as coisas do cotidiano, como algo que precisa ser feito, produtos que precisam ser providenciados ou conseguir os meios necessários para alcançá-los é benéfico. Alguns chamam isso de “responsabilidade” ou de “racionalidade”. O que se deve vigiar é a preocupação que está se tornando doentia, irracional e até mesmo perturbadora.

Existem pessoas que se incomodam com o passado, porque ou não fizeram o que deveriam ou fizeram o que não deveriam ter feito. Em resposta, diz-nos o apóstolo Paulo: esqueça das coisas que ficaram para trás, vá para frente, prossiga para o alvo”. O salmista diz ao preocupado com o passado: “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus”. Por outro lado, há aqueles que se perturbam com as coisas do presente: o que comeremos? O que vestiremos? O que faremos? É como se nada mais tivesse solução, ou que tudo está perdido. Jesus fala a esses corações: “não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir”. Muitos têm se perturbado com crise atual, muitos têm se perturbado com desemprego, e outros. com as disputas dos vestibulares e concursos. O salmista volta a dizer: “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus”.

Sofrer pelo passado é falta de conhecimento da graça restauradora, sofrer pelo presente é falta de confiança no Deus da providência, e sofrer pelo futuro parece ser irracional, mas tem muita gente que sofre pelo futuro. Tem gente que sofre com o medo de uma doença incurável. Tem gente que não consegue pensar positivamente e só vê tragédias nos dias que virão. Tem até gente que “morre” de medo da morte. A estes que tem medo do futuro, o salmista diz a mesma coisa: “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus”.  

Quando Deus diz que devemos nos aquietar porque ele é Deus, está dizendo que pode todas as coisas. Aquietem-se.    

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias