Categories

Nosso Blog

Má notícia

Receber uma má notícia é, para muitos, o suficiente para se deixar abater e abrir mão da vida.

Neemias recebeu uma má notícia; aliás, muito mais que má: foi terrivelmente desanimadora. Ele estava no palácio a serviço do rei da Babilônia, quando Hanani, um de seus irmãos, chegou com a má notícia: Jerusalém está destruída, o povo que lá ficou está em profunda miséria, os muros estão derrubados, e suas portas, queimadas a fogo. A situação é desesperadora. Porém, ele não fez o que muitos fazem diante de uma má notícia. É verdade que ficou muito triste, chorou e planteou por muitos dias; mas ele não se revoltou contra Deus. Antes, reconheceu o merecimento do castigo, pois, de fato, o povo havia pecado contra o Senhor.

Esse homem se lembrou de uma promessa dada por Deus: o castigo do cativeiro quando o povo transgredisse a lei, e o ajuntamento misericordioso quando o povo se convertesse e voltasse para o Senhor e para os seus mandamentos. Por isso, Neemias recorreu à misericórdia de Deus e clamou desesperadamente para que o Senhor atentasse à sua oração, a fim de lhe dar vitória diante do rei da Babilônia. A má notícia não foi capaz de abater este homem notável, em razão da sua fé e da sua disposição de ser usado por Deus. Em poucos dias, lá estava Neemias em Jerusalém, comandando a reconstrução dos muros e a restauração de suas enormes portas. Ele dividiu o trabalho, e cada família efetuou reparos em frente à própria casa. Em 52 dias, os muros estavam prontos, e a cidade, protegida.

Pena que não é assim que acontece conosco na maioria das vezes. Sempre que uma má notícia chega, nossa reação não é nem um pouco parecida com a reação de Neemias. Antes, ficamos chateados, deprimidos e muitas vezes a vontade é de jogar tudo para o alto e abandonar o projeto. Todos nós agimos assim. É o comerciante que fica sabendo que perdeu a concorrência. É o empresário que toma conhecimento de que sua defesa não foi aceita pelo Fisco. É o empregado que viu a tão sonhada promoção ir para outra pessoa. É o aluno que não passou no vestibular por um ponto.

Amados, o Deus de Neemias é o nosso Deus, e os seus ouvidos continuam atentos às orações de seus filhos. O importante é não desanimar diante das más notícias; antes, devemos ir buscá-lo em oração e jejum, clamar e agir em conformidade com a sua Palavra.

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias