Um velho e famoso pianista, quando foi interrogado sobre a necessidade de ainda ter que treinar para tocar, deixou as pessoas intrigadas pelo fato de afirmar que não poderia passar um dia sequer sem treinar; pois, se houvesse um dia sem treino, ele perceberia que havia perdido destreza, e, com dois dias, o público iria perceber também.
Como essa história ilustra a necessidade de se meditar na Palavra de Deus! É possível que, se ficarmos um dia sem a prática da meditação, iremos perceber esfriamento; se ficarmos dois dias, as pessoas ao nosso redor irão perceber.
No entanto, a situação pode ser diferente. Podemos ficar sem meditar, e as pessoas não irão perceber esfriamento, porque o esfriamento já aconteceu há muito tempo. Todavia, pode acontecer algo diferente, interessante e contagiante: se uma pessoa que não tinha a prática da meditação começar a fazê-lo, logo terá vida de oração, seus valores mudarão, sua vida ganhará novo sentido e as pessoas ao redor irão perceber.
A meditação é ordem de Deus. Quando os hebreus estavam iniciando a posse da terra em Canaã, a recomendação principal do Senhor para Josué foi de meditar no Livro da Lei de dia e de noite. É preciso ler e meditar na Palavra de Deus continuamente. Todos sabem e concordam que esse é o caminho para o crescimento espiritual e para a edificação na fé, mas ainda assim muitos continuam lentos para começar uma vida devocional.
A minha luta tem sido desafiar minhas ovelhas a lerem a Bíblia. Tenho um sentimento que muitos não leem e poucos são os que meditam. Num certo domingos, dei um destaque na pregação sobre a necessidade de os crentes voltarem para a prática da leitura e da meditação na Palavra. Quando convidei à frente aqueles que gostariam de experimentar um quebrantamento em sua vida, praticamente toda igreja respondeu favoravelmente à busca desta bênção. Porém, esse quebrantamento somente virá se de fato o povo se voltar para as Escrituras e para o Deus da Escritura.
2018 foi o ano do treinamento da meditação. A nossa comunidade adotou o devocionário “Meditando nas promessas de Deus”, material através do qual todos leriam a mensagem do dia em todos os dias do ano, de domingo a domingo. Certamente foi um ano de grande desenvolvimento espiritual e crescimento na fé.
Seis anos depois, em 2024, eu continuo esperando que cada família se esforce para adquirir o hábito da meditação e elabore uma maneira criativa para que todos da casa tenham acesso a essa prática. É importante que se leia apenas o texto do dia; nunca antecipe a leitura, pois é semelhante ao maná: um alimento diário.
“A meditação consagra, a meditação sara, a meditação instrui.“
Ezequiel Cuverwell
Rev. Sílvio Ferreira