Categories

Nosso Blog

Crente na janela

“Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante a prolongada mensagem de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo. Quando o levantaram, estava morto” (Atos 20:9).

Você pode estar achando muito esquisito o título desta pastoral. Pode até estar se perguntando se existe alguma proibição sobre o crente ficar próximo de uma janela. Bem, não é nada disso; se alguém conseguir tempo para fazê-lo, pode até ficar, pois não tem nada de mais. O que quero compartilhar com você agora é uma aplicação retirada do acidente que aconteceu em Trôade, quando o jovem Êutico adormeceu profundamente, como diz o texto bíblico, e caiu de uma janela do terceiro andar.

Paulo interrompeu seu discurso e, descendo até onde se encontrava o jovem morto, inclinou-se sobre ele, abraçou-o e disse aos que estavam próximos: “Não fiquem alvoroçados, pois ele está vivo” (Atos 20:10). E, voltando para o seu púlpito, celebrou a Ceia e continuou seu discurso até a chegada da manhã. Provavelmente, aquele jovem se colocou numa posição mais voltada para fora do que para dentro do ambiente, pois, do contrário, teria caído para dentro e não para fora da janela. Esse é o grande perigo para os crentes em nossos dias: ficar mais para fora do que para dentro, e estar com um pé na igreja e outro no mundo.

Certa vez, presenciei um fato bastante triste que aconteceu num culto de sábado. Já havíamos louvado ao Senhor com cânticos de adoração, e o pregador que convidei estava prestes a começar sua exposição bíblica. Assentei-me para ouvir a mensagem, e percebi que alguém estava recebendo e enviando mensagens em seu celular; de repente, o indivíduo se levantou e foi embora. Eu fiquei pensando: será que a mensagem do mundo foi mais atraente para ele do que a da Palavra que estava sendo pregada? Penso que o referido jovem estava sentado na janela, como Êutico estava na noite do acidente.

Estão sentados na janela aqueles que estão fisicamente na igreja, mas que o coração está no mundo. Tais crentes correm o risco de perder o rumo e apostatarem da fé. Creio que essa postura, além de ser um péssimo testemunho, é muito agressiva ao Deus que lê os corações dos homens. Talvez seria muito melhor se fosse definitivamente para o mundo, pois, quem sabe, poderia levar um susto e voltar à sensatez, antes que seja tarde demais. 

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias