Dezembro chegou, o fim do ano está próximo, e não temos mais tempo para nada. Daqui a pouquíssimo tempo participaremos da virada do ano e entraremos no primeiro dia de um novo ano.
No dia primeiro de janeiro receberemos um caderno com doze divisões. Cada divisão contém em média 30 páginas, com exceção da segunda divisão, que terá apenas 28. O importante é: cada uma das páginas está em branco, para preenchermos da maneira que quisermos.
Estamos chegando ao final do caderno velho. Estamos em sua última divisão. Em cada uma delas deixamos nossas marcas, e ansiamos por um caderno novo. Certamente, o Senhor nos dará outro, novinho, limpinho, pronto para ser preenchido. Aí vêm aquelas perguntas: será que vamos saber preencher bem cada uma dessas páginas? Corremos o risco de rasurá-las? E se errarmos, terá como corrigir? São muitas as indagações.
Uma atitude que pode nos ajudar muito no preenchimento do novo caderno será dar uma folheada no caderno anterior. Não dá para mexer em nada, mas poderá nos ajudar muito no preenchimento do caderno novo. Façamos isso então. Comecemos pelas anotações referentes à área espiritual, por ser de importância fundamental. Examinemos o tempo de oração, de leitura da Bíblia, de meditação, e de evangelização. Atentemos se houve dedicação à Escola Bíblica Dominical, se foi praticada regularmente a consagração do culto de adoração a Deus. Após essa investigação da área espiritual, devemos ser honestos na avaliação. Se detectarmos relaxo de nossa parte, a Palavra de Deus nos adverte em Jeremias 48:10: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!”.
Seria muito interessante também, ao folhear o caderno anterior, prestar atenção na área familiar, para constatar se houve irresponsabilidade para com nossas funções. Sabemos que cada um tem um papel a ser exercido, e deixar de fazê-lo normalmente traz sérias consequências. Prestemos atenção também nas anotações dos relacionamentos, se foram superficiais, egoístas e doentios, ou se foram saudáveis e edificantes. A Palavra de Deus nos adverte em 1Timóteo 5:8: “Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente”.
Ao rever o caderno velho, preste atenção na área profissional. Você foi um bom trabalhador, e honrou os compromissos? Fique atento quanto às anotações de misericórdia, se repartiu o pão com os necessitados e se chorou com os choram. Não se esqueça também de analisar as anotações de descanso e lazer com a família, pois um tempo precioso a ser desfrutado.
Muitas são as áreas a serem revistas. Deus lhe dará um novo caderno para ser preenchido, e a melhor coisa a fazer antes de começar a fazê-lo é dar uma boa folheada no velho caderno. Isso certamente irá nos ajudar muito.
Rev. Sílvio Ferreira