Categories

Nosso Blog

Quatro coisas para ocupar a minha mente

O apóstolo Paulo, após dar muitas orientações aos crentes da igreja de Filipos, chega aos finalmentes fazendo uma linda conclusão. Ele utilizou um provérbio da própria cultura filipense, dizendo para que eles enchessem a mente de coisas boas para serem somadas a tudo que aprenderam com ele.

Existe um ditado popular que afirma: “Diga-me com quem andas que te direi quem és”. Uma revista de grande circulação nacional, certa vez, parafraseou esse ditado da seguinte forma: “Diga-me o que lês e te direi quem és”. Esdras escreveu em Salmos 119:63 algo bastante interessante, que tem relação com os ditados citados: “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.”

Será que deveríamos elaborar uma lista de coisas que faríamos bem em ter gravadas em nossas mentes? Eu afirmo que sim. Existem quatro verdades que não deveríamos apenas conhecer, mas tê-las firmadas na mente e no coração. Vejamos quais são:

Primeiro, o evangelho precisa estar bem gravado na minha mente, de forma que eu consiga expressá-lo em algumas frases: Deus criou o homem para sua glória; todos devem viver para a glória de Deus; todos pecaram e carecem da glória de Deus; todos merecem o castigo de Deus; Deus enviou Jesus para salvar os seus; a vida eterna é um dom gratuito de Deus a todos os que creem.

Segundo, para que eu possa pôr em pratica um estilo de vida de total consagração, é fundamental o meu amor por Cristo Jesus. Enquanto ainda existirem preocupações pelas coisas terrenas em meu coração, eu ainda não atingi o que Deus espera de mim. Eu devo praticar a renúncia diária, inclusive renunciando à própria vida. Nada neste mundo pode ser mais valioso para mim do que Cristo Jesus.

Terceiro, o amor incondicional por todos que pertencem a Cristo. Em geral, os homens são cobradores e vingativos. Isso não vem de Deus. O Senhor espera que amemos de fato aos nossos companheiros de caminhada. O meu coração deve estar aberto aos irmãos, e as minhas ações para com todos devem ser sempre recheadas de amor construtivo. O amor que coloca os outros acima de si próprio é o amor que cobre multidão de pecados. 

Finalmente, a permanência na palavra de Deus. Afirmar que a Bíblia deve ser a minha única regra de fé e prática não é garantia de que irei praticá-la enquanto meu coração não se convencer disso. A palavra de Deus deve ser a minha plena orientação, e nela eu devo fundamentar todas as minhas decisões.

O resumo do evangelho. O meu amor por Jesus. O meu amor pelos meus irmãos. A minha firmeza na palavra de Deus. Isso é o que deve tomar conta da minha vida.

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias