Categories

Nosso Blog

Quero crescer cada vez mais

“Achadas as tuas palavras, logo as comi. As tuas palavras encheram o meu coração de júbilo e de alegria, pois sou chamado pelo teu nome, ó Senhor, Deus dos Exércitos” (Jeremias 15:16).

As pessoas gostam de ouvir histórias de sucesso, como aquelas que contam casos de jovens pobres que começaram a trabalhar fazendo faxina nos escritórios das empresas e depois se tornaram presidentes delas. Gostam também das histórias de pessoas que deram lições extraordinárias de superação: que venceram o preconceito, superaram as limitações do problema físico e driblaram todas as leis das possibilidades. Histórias como a de Beethoven, que não tinha a menor possibilidade de dar certo, estão entre as prediletas da humanidade.

Todos esses exemplos dizem respeito a uma pequena minoria de pessoas que se esforçaram acima de suas forças para atingir seus objetivos. Ao mesmo tempo, uma grande maioria teima em não sair da zona de conforto, principalmente quando se trata da área espiritual. Pode-se dizer com certa tranquilidade que os crentes hoje não são dados às duas principais tarefas do cristão, a saber, leitura e meditação na Palavra e prática da oração.

Se você que está lendo isso descobrisse que todos os membros da sua igreja, inclusive a liderança, tivessem dedicação menor que a sua nos exercícios espirituais, como estaria a sua animação e a sua segurança para continuar fazendo parte da comunidade? Ou então, se a sua igreja fosse igual a você na leitura da Bíblia e na prática da oração, como seria a sua igreja?

O profeta Jeremias viveu em um contexto bastante parecido com o nosso, inclusive com grande semelhança nas questões sociais, pois uma pequena quantidade de pessoas vivia regaladamente enquanto o povo estava em misérias e em endividamento. Esse profeta ouviu a Deus e levantou a sua voz contra tudo e contra todos. Jeremias foi o profeta que mais sofreu, e foi também o que mais enfrentou agressões físicas e morais.

Onde foi que esse homem encontrou forças para crescer como cresceu? A única resposta: Jeremias era homem da Palavra e da oração. Ele disse que quando encontrou a Palavra de Deus acabou comendo-a, e isso transformou o seu coração. Ele disse também que não iria pecar contra Deus, deixando de orar pelo seu povo. Leitura, meditação e oração eram a ocupação contínua dele. Jeremias começou pequeno, desconhecido e medroso, mas terminou grande e bastante reconhecido. Foi o único profeta que deixou dois livros nas Sagradas Escrituras.

Leitura e meditação na Palavra: só assim cresceremos cada vez mais na vida cristã.

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias