Categories

Nosso Blog

Desanimado?

O desânimo pode ser definido como a antessala do abandono da ação. Toda pessoa que se desanima desiste de um desafio ou, em alguns casos, até prosseguem, mas de maneira apática.

Isso pode acontecer devido a uma questão de saúde. Se o corpo não estiver bem, tudo que estiver à frente pode parecer muito penoso. Mas isso tem solução: basta descobrir a causa e fazer o tratamento correto, e o desânimo vai embora. Entretanto, pode-se dizer que o maior causador do desânimo não é problema de corpo, e sim de visão; não se trata de problema de vista, e sim de como as pessoas enxergam as situações. Então, é uma questão de visão.

Quando as pessoas olham para os desafios, as situações adversas e os grandes obstáculos, podem desanimar. Quando um jovem vestibulando olha para os números, pensa nas fórmulas ou se lembra das tabelas, pode se desanimar. Na Bíblia, Davi, antes de ser aclamado rei, viveu uma situação muito desanimadora e, para complicar mais, seus soldados ameaçavam apedrejá-lo. A situação era difícil, mas diz o texto sagrado que ele se animou no Senhor. Dentre os profetas houve um chamado Habacuque. Ele viveu uma crise profunda e estava desanimado, mas ele se animou no Senhor. Em outras palavras, Habacuque disse que mesmo que tudo fosse por água abaixo, continuaria se alegrando no Senhor, pois o Senhor lhe faria vencedor.

Alguns anos atrás, celebrava-se ao Senhor nas igrejas com um lindo cântico de louvor: “Não olho as circunstâncias, não, não, não, olho seu amor; não me guio por vistas, alegre sou”. O compositor desse cântico tem respaldo teológico ao incentivar as pessoas a não olharem para as coisas que estão ao redor, e sim para o Senhor.

Amados, é verdade que a vida é uma luta e que não há como escapar dos desafios do dia a dia, mas se assumirmos a posição correta, o desânimo jamais triunfará. A postura correta é enfrentar a realidade de cada dia sem tirar os olhos do Senhor, aquele que pode todas as coisas. Nada pode resistir ao seu poder.

Entenda bem: o desânimo vai acontecer quando o problema tiver de ser resolvido pelas nossas próprias forças; porém, quando o problema for transferido para o Senhor, deixa de ser problema nosso e passa a ser um problema do Senhor, que tem poder para resolver tudo e evitar que o desânimo tome conta do ser.

Não se desanime, e não olhe para as circunstâncias. Olhe para Jesus.

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias