Categories

Nosso Blog

Memorização das Escrituras

Memorizar, para muitos, é algo difícil, enfadonho, cansativo, que toma tempo e requer muita disposição. É isso que a maioria das pessoas pensa a respeito de memorização. Não obstante, uma das formas de castigar um aluno no passado era fazê-lo memorizar longos textos. Isso pode ser um fator inibidor da memorização. Por outro lado, como seria maravilhoso se tivéssemos porções bíblicas memorizadas, pois poderíamos declamá-las em várias ocasiões. Pode ser que, por exemplo, em uma festividade, não seria bem aceito se quiséssemos ler uma passagem das Escrituras; mas, e se fosse uma declamação? Todos certamente iriam prestar muita atenção, além de ser possível fazê-lo de forma a dar vida ao texto. Já pensou se, numa comemoração de 50 anos de vida conjugal, você declamasse com bastante desenvoltura os salmos 127 e 128? Seria o melhor momento da festa.

Em 2019, a comemoração do Dia da Bíblia em nossa igreja foi diferente, mas foi muito interessante. A presença do Pr. Cornélio foi uma grande bênção. Ficamos impactados com a capacidade dele de memorizar, e, por que não dizer, ficamos animados a fazer o mesmo, pois ele foi muito enfático em afirmar que é uma pessoa normal.

O Pr. Cornélio, de manhã, declamou o livro de Rute e a passagem de Davi e Golias. Foi muito interessante e muito contagiante. Houve um momento em que a igreja foi convidada a marchar e a declamar o Shema, que está registrado em Deuteronômio 6:4-9. Confesso que gostei da dinâmica utilizada pelo pastor. Na hora da leitura de Davi e Golias, as crianças vieram do departamento infantil e tiveram uma boa participação. À noite, o Pr. Cornélio declamou o livro de Filipenses, e depois trouxe uma palavra de desafio à igreja a respeito da necessidade de memorizar as Escrituras. Creio que uma boa parte da comunidade se sentiu compelida e desafiada quanto a essa necessidade.

Nessa ocasião, o pastor visitante compartilhou a história do seu ministério desde o início, quando gravou as suas primeiras fitas cassetes e como frutificou até os dias atuais. Hoje, o referido pastor tem uma infinidade de artigos de mídia, com o objetivo de atingir o máximo de pessoas possíveis. Além do português, existem mídias em inglês e alemão. Penso que antes da vinda do Pr. Cornélio à nossa igreja, muitos achavam que não havia necessidade de memorizar textos bíblicos, visto que podemos lê-los sempre que quisermos. Porém, esses irmãos certamente reavaliaram as suas opiniões, pois a própria Palavra nos exorta a guardá-la no coração. 

Seria uma grande bênção se os membros da nossa igreja abraçassem esse ministério e começassem a memorizar versículos, principalmente numa época em que muitos crentes não conhecem um versículo sequer.   

Amados, pensemos nisso: cinco minutos por dia são suficientes para se memorizar um versículo. Conseguem imaginar quão magnífico seria se vocês chegassem no final do ano tendo memorizado mais de 300 versículos?

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias