As duas disciplinas espirituais mais importantes da vida cristã são a leitura da Palavra de Deus e a oração. Ressalto que a leitura é ainda mais importante, porque, nessa prática, temos Deus falando com o leitor. Embora a oração fique em segundo lugar, ela abre espaço para o impossível, o que a torna muitíssimo importante.
Quando se lê a Palavra regularmente, sob a orientação do Espírito Santo, ainda que não se tenha um entendimento pleno do texto, cremos que aquilo que o Senhor quiser comunicar será comunicado com sucesso, pela ação do Espírito Santo. Portanto, todo texto bíblico deve ser lido com temor e tremor.
Existe um dizer popular de que uma mentira dita muitas vezes acaba ganhando status de verdade. Agora, pense na verdade perfeita de Deus sendo lida muitas vezes: quantas maravilhas ela faria na vida do leitor zeloso?
Já nos primeiros anos de Escola Dominical aprendemos: quando oramos, estamos falando com Deus; quando lemos as Escrituras, Deus está falando conosco. Isso é maravilhoso! Contudo, a quantidade de cristãos que não leem a Bíblia ainda é muito grande.
Quando um ateu quer envergonhar um cristão, fala das estatísticas que mostram a pouca disposição para a leitura da Bíblia e para a oração por parte dos crentes. Essas mesmas estatísticas afirmam que o muçulmano reza cinco vezes por dia, o budista o faz dez vezes, e os adeptos do Seicho-no-ie, 16 vezes. Os idólatras têm um Deus morto, mas tratam-no como se fosse vivo. Os cristãos, por sua vez, têm um Deus vivo, mas o tratam como se fosse morto.
Certa vez, li na internet uma estatística muito interessante sobre a leitura bíblica. Diz ela que os resultados são insignificantes para quem lê a Bíblia uma vez por semana; se duas vezes, o resultado é quase insignificante; se três vezes, alguns resultados são alcançados; mas em sendo quatro vezes por semana, muitas coisas maravilhosas acontecem. Percebeu-se nessa estatística que um ritmo de leitura da Bíblia de até três vezes por semana geraria resultados semelhantes, mas a partir de quatro vezes, os resultados alcançados foram surpreendentes. Um deles: o abandono da pornografia em 61% dos casos. Se quiser saber mais, é só clicar aqui.
Meu irmão, minha irmã: assumam o compromisso de ler a Bíblia diariamente. Isso vai mudar-lhes radicalmente a vida.
Rev. Sílvio Ferreira