Categories

Nosso Blog

Hábitos que edificam

As coisas boas e ruins que acontecem em nossas vidas são, na sua maioria, decorrentes de nossos hábitos. Quando temos hábitos saudáveis, colhemos coisas boas. Quando temos hábitos errados, acabamos por amargar frustrações, dores e sofrimentos.

Pensemos num estudante que não tem os hábitos de um bom aluno: ele não estuda, não presta atenção nas aulas e não se aproxima dos bons alunos. Certamente, não será aprovado, perderá tempo, e, quando conseguir concluir o curso, não terá o conhecimento necessário para disputar uma vaga de emprego, e pode ser até que nem consiga ser um profissional classificado; tudo isso porque não se preocupou em praticar bons hábitos.

Da mesma forma, o desenvolvimento de bons hábitos na infância é muito importante. Aprender a cumprimentar as pessoas, oferecer ajuda, ceder o lugar aos mais velhos e respeitar as pessoas são atitudes que irão contribuir na formação de um adolescente cordial. Um adolescente cordial certamente será um jovem brilhante que tem tudo para ser um homem de sucesso.

Na vida cristã, o desenvolvimento e a prática de hábitos edificantes é de importância fundamental. Os hábitos de leitura bíblica, oração, meditação e o compartilhar do evangelho jamais podem ser desprezados.

Vejamos os 8 hábitos edificadores que foram tratados nas células da igreja certa feita:

Creia. Valorizar a fé e procurar crescer nessa área fará muito bem à qualidade da vida cristã, e certamente trará muitas respostas de oração.

Ouça. Treinar os ouvidos para escutar bem fará muita diferença nos relacionamentos interpessoais. Aquele que valorizar o hábito de ouvir certamente irá ouvir melhor a voz de Deus.

Preserve. É um hábito que precisa ser valorizado por todos, principalmente numa cultura que gosta de destruir e que cada dia descarta mais.

Dedique. Isso irá contribuir na própria formação, pois todas as áreas da vida requerem dedicação. Se queremos ser pessoas bem-sucedidas, precisamos ser dedicados.

Encoraje. Encorajar é um hábito de amor, pois visa levar outros às vitórias. Quantas pessoas já saíram do fracasso apenas porque foram encorajadas, não é? 

Pague. Não somente as dívidas dentro dos prazos como também as promessas feitas. Deixar de cumprir uma promessa feita a um filho pode produzir feridas profundas na alma.

Louve. Louvar a Deus das mais variadas formas deve ser um hábito em constante desenvolvimento. Devemos usar nossa criatividade para louvar a Deus em todas as situações.

Sirva. Finalmente, esse hábito deve merecer muito da nossa atenção, para não nos assemelharmos a uma geração que não quer servir ao próximo e que se preocupa somente consigo mesma.

Desenvolver hábitos edificantes deve ser a preocupação do cristão que quer agradar a Deus cada dia mais em sua vida.

Rev. Sílvio Ferreira

Recém Publicados

Categorias